Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.

Após anos de investimento em suas marcas, inúmeros empresários passaram pelo dissabor de serem obrigados a trocá-las, por terem sido registradas por terceiros. Alguns especialistas em Marketing defendem a tese de que o consumidor compra “MARCAS” e não “PRODUTOS”. Portanto, é fundamental para a empresa ter sua marca relacionada com a qualidade de seus produtos.

Há muitos casos em que a marca torna-se o maior patrimônio da empresa, superando o valor das instalações, máquinas e outros ativos. Além de seu valor de mercado, o registro da marca ajuda a proteger o empresário contra ações judiciais e contra pirataria. Não se pode admitir que por um descaso, todo um processo de massificação de imagem de uma marca seja prejudicado pela falta de seu registro.

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